ROSÁCEA

A rosácea é uma dermatose crônica, comum em mulheres de 40 a 50 anos de idade, de localização principal no centro da face (nariz, fronte, bochechas e queixo) e tem como fator patológico a hiperreatividade vascular, sendo desencadeada por estímulos endógenos e ambientais. Clinicamente, a rosácea pode se manifestar em diferentes estágios evolutivos: (1) Eritema moderado e poucas telangiectasias (vasos proliferados na face); (2) Eritema persistente, telangiectasias e presença de pápulas e pústulas; (3) Eritema persistente, telangiectasias densas, pápulas, pústulas e nódulos; (4) lesões com pele espessa e nodularidades conhecidas como fimas (rinofima no nariz).

O laser Nd:Yag é usado no tratamento de lesões vasculares há anos e os resultados são animadores. O feixe de laser Nd:Yag de pulso-longo do Fotona penetra na pele até 6 mm de forma a permitir tratar as lesões de forma eficiente. O cromóforo alvo para lesões vasculares é a oxihemoglobina intravascular. Desta forma, o dano térmico é amplamente restringido aos vasos sanguíneos cutâneos. A energia do laser é absorvida pelo sangue dentro do vaso sanguíneo, convertida em calor, e as paredes do vaso são posteriormente destruídas. 

O laser Nd:YAg é o tratamento de eleição nos casos de rosácea com presença de telangiectasias, permitindo melhora importante do aspecto eritematoso da face (vermelhão). Além disso, este laser tem efeito esterilizante, e proporciona melhora dos estados de pápulas e pústulas, lesões inflamadas.

Geralmente são indicadas 2 a 6 sessões com intervalos de 30 a 45 dias para ótimos resultados.

O TRATAMENTO JÁ FOI FEITO EM OUTROS PACIENTES DA CLÍNICA EM BELÉM?

Sim. E já temos pacientes felizes com os resultados.

QUAIS PROFISSIONAIS REALIZAM O PROCEDIMENTO?

Dra. Paula Cerqueira, Médica Dermatologista – Sociedade Brasileira de Dermatologia.

QUAL O PERFIL DO PACIENTE?

Em geral, o procedimento pode ser realizado em todos os tipos de pele após consulta médica. Os resultados variam de paciente para paciente.

QUAL A DURAÇÃO DO PROCEDIMENTO?

O procedimento dura entre 30 min a 60 min. A duração depende da área a ser tratada.

DOR?
O procedimento é realizado com uso de resfriador para aliviar a sensação de calor. Geralmente é muito bem tolerado.

CUIDADOS PÓS PROCEDIMENTO?
Em geral, o paciente deve evitar exposição solar, bem como seguir as recomendações do médico. Compressas geladas podem ser usadas para amenizar o calor no local. Protetores solares, chapéus e óculos escuros ajudam na fotoproteção.

ONDE ENCONTRO ARTIGOS CIENTÍFICOS REPORTANDO RESULTADOS COM O LASER?

https://www.laserandhealthacademy.com/media/uploads/laha/docs/b01_sult_jlaha_2014_1.pdf

https://www.laserandhealthacademy.com/media/objave/academy/priponke/5_use_of_long_pulse_nd_yag_1064_nm_laser_for_treatment_of_rosacea_telangiectatica.pdf

Tratamento: Rosácea Nd:YAG (1064 nm)

A foto está disponível em www.laserandhealthacademy.com/media/uploads/laha/docs/b01_sult_jlaha_2014_1.pdf

Robin Sult

Clique Aqui: Contato via Whatsapp